Artes Urbanas em Risco

um debate, através da Sociologia Crítica, sobre a destruição do património cultural urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48619/cap.v7i1.A1270

Palavras-chave:

Contemporaneidade híbrida, Património cultural híbrido, Artes urbanas em risco, Sociologia Crítica das culturas urbanas, Análise Híbrida do Discurso, Alfabeto das Relações Interconcetuais

Resumo

Objetivos. O presente texto situa-se numa postura de Sociologia Crítica, a partir da experiência do autor na prática da investigação ao longo dos últimos anos. O texto visa problematizar e federar diversos ensaios sobre o património e as artes urbanas, publicados anteriormente ou em análises recentes, demonstrando que a contemporaneidade é híbrida, na sua própria natureza substantiva e nos métodos convocados para a esclarecer.

Contexto social. Este ensaio elabora uma crítica ao contexto social de destruição do património cultural e das artes urbanas, em múltiplos espaços e tempos dilacerados da contemporaneidade. A nível internacional, a conjuntura de crise em torno da guerra na Ucrânia, constitui um risco existencial para o património e artes urbanas desse País. E, a um nível mais localizado, a memória coletiva das lutas urbanas e do encarceramento de cidadãos perpetrado pela ditadura Salazarista. Ambas estas realidades, à sua maneira, contribuem para a emergência de um património cultural híbrido.

Teoria e concetualização. Urge empreender uma reconcetualização e hibridização de teorias sobre essas temáticas, através da desconstrução/reconstrução dos seus conceitos centrais e respetivas relações.

Método. Importa desenvolver uma reestruturação da metodologia das Ciências Sociais e Humanas, através de métodos e meios mistos, tanto qualitativos quanyto quantitativos, manuais ou/e digitais, como a Análise Híbrida do Discurso, que usa redes sociológicas e o Alfabeto das Relações Interconceptuais.

Resultados e futuro impacto. Apela-se para o desenvolvimento sustentado de reflexões, estudos de caso e recomendações, para pensar a contemporaneidade híbrida global e aplicá-la às realidades locais do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Andrade, P. (2025). Artes Urbanas em Risco: um debate, através da Sociologia Crítica, sobre a destruição do património cultural urbano. CAP - Cadernos De Arte Pública Public Art Journal, 7(1), 22–41. https://doi.org/10.48619/cap.v7i1.A1270