Número Atual
Vivemos num mundo em constante mudança que nos empurra para a frente, esquecendo o passado e aqueles que vieram antes de nós. As instituições públicas e os museus, em particular, enquanto locais que albergam a memória do património coletivo, têm a responsabilidade social, cultural e ecológica de preservar esta memória a partir da igualdade, equidade, sustentabilidade e da interculturalidade.
A Cátedra Nômada de investigação-criação | Diversitas USP tem como perspectiva a pesquisa, a reflexão e a ação poético-política em torno da presença ativa das mulheres na arte, na ciência e na educação, com base na curadoria artivista e na colaboração de artistas-pesquisadoras de diversos lugares do mundo, como propulsoras de práticas artísticas colaborativas horizontas situadas, rompendo com hierarquias, com foco especial no Sul Global.
“Ecoarte: Geopoéticas do Sul: Arte, gênero e transformação biocultural em contexto latino-americano contemporâneo”, deriva do projeto de arte, ecologia e tecnologia EcoArte: Terra em Trânsito, realizada ao longo do ano 2024 no Brasil e na Espanha. Propõe ampliar e aprofundar as experiências, processos, métodos e vínculos entre artistas, pesquisadoras, artivistas, ambientalistas e docentes, por meio de processos de criação e pesquisa ecopoética, envolvendo diretamente questões que articulam corpo, ecologia, memória e tecnodiversidade, colocando em diálogo distintas cosmopercepções e formas de cuidado, evidenciando a interdependência entre as diversas formas de existência humana e não-humana.
Artigos
Ensaios
Keep updated, Subscribe our Newsletter