Os cavalos de terracota do sul da Índia: Investigação e trabalho de campo em escultura

Autores/as

  • João Rolaça Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes; Vicarte - Vidro e Cerâmica para Artes, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48619/cap.v2i1.353

Palabras clave:

Escultura, Terracota, Ayyanar, Modelação, Cozedura

Resumen

Em março e abril de 2019, João Rolaça realizou uma visita de campo para investigar os cavalos de terracota do Sul da Índia. O objectivo principal da visita era a observação directa dos processos construtivos destas grandes esculturas cerâmicas, por se tratarem de uma prática ancestral, sem muitos paralelos em outras geografias ou culturas e, portanto, de grande importância para sua investigação de doutoramento em Escultura, intitulada A Forma do Fogo - Escultura Cerâmica de Grande Formato e seus Processos de Cozedura. Neste artigo, o contexto cultural, espiritual e iconográfico é cruzado com a dimensão tecnológica de produção dos grandes cavalos de terracota oferecidos ao deus Ayyanar, nos seus templos a céu aberto.

Os artesãos indianos modelam e cozem com as matérias e recursos endógenos, numa estética própria com variações locais e um envolvimento comunitário  na criação de esculturas de grande formato.  Estas habitam e acumulam-se em grande número em lugares únicos, onde a paisagem, as esculturas de terracota e o tempo informam a mitologia, a devoção e a vida do povo Tamil. A experiência de investigação em Escultura é analisada a partir dos resultados alcançados e na sua especificidade programática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Rolaça, J. (2020). Os cavalos de terracota do sul da Índia: Investigação e trabalho de campo em escultura. CAP - Cadernos De Arte Pública Public Art Journal, 2(1), 82–89. https://doi.org/10.48619/cap.v2i1.353